lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

Suspensão, por Mateus Barbassa

leave a comment »

O grupo de teatro pós-dramático Trupe Acima do Bem e do Mal apresenta o espetáculo “Suspensão”.
Certo dia três personagens um homem, uma mulher e um velho veem que estão sozinhos no mundo e que todos as formas de vida  desapareceram, passam-se seis meses de procura incessante por alguém ou algo que explique o que ocorreu.
É exatamente deste ponto que o espetáculo começa, à partir do momento em que todos os caminhos e  todas as possibilidades já foram gastas, restando apenas o tédio e uma certa dose de neurose individual que cada personagem desenvolve (o homem sai todos os dias em busca de vida lá fora, a mulher expõe um comportamento obsessivo na tentativa de engravidar e repovoar a terra e o velho entra numa espécie de apatia que nada aplaca).
“Suspensão” apenas “mostra” esses personagens sem se preocupar em criar um falsa empatia no espectador, pois o que interessa ao grupo nessa montagem é a possibilidade de se discutir metaforicamente a ausência do outro.
O que seria de nós sem a existência de outros que dão sentido à nossa vida?
É essa a pergunta fundamental do espetáculo.
Na  peça também acompanhamos a história de dois personagens intitulados Gregório e Sidarta que são um simulacro de uma sociedade contemporânea que se perde no emaranhado de sensações, frases clichês e de um egoísmo exacerbado.
Os dois personagens/espectros simbolizam (tanto para o texto literário quanto para a direção do espetáculo) um momento de reflexão para o espectador/leitor, para isso utilizamos as técnicas do alemão Bertolt Brecht e seu efeito de desfamilirização com o objetivo de desestabilizar a platéia de seu papel de meras “cobaias hipnotizadas”.
“Suspensão” ainda se utiliza das teorias de Hans-Thies Lehmann e desenrola o conflito entre a cena escrita literariamente e a cena teatral, além de fazer uso de uma trilha sonora que tem por meta ora comentar a ação ora causa um estranhamento no espectador.
Longe de ser um espetáculo palatável “Suspensão” é uma peça que pretende ser uma reflexão do modo como nos comportamos como indivíduo e indo além fazendo um comentário sobre os mecanismos artísticos que dispomos enquanto criadores e a forma de se fazer teatro atualmente.”

Anúncios

Written by lucasarantes

novembro 30, 2009 às 5:17 pm

Publicado em outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: