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JANEIRO E FEVEREIRO – peça SUSPENSÃO no Teatro Satyros 1 em São Paulo

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SERVIÇO

 Quando: Quintas-feiras (14, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro)

 Horário: 21h

Local: Satyros Um – Praça Roosevelt, 214

Tel. (11) 3258 6345

Ingresso: R$ 20 e R$ 10

Duração: 80 minutos.

Classificação: 16 anos

**

A Trupe Acima do Bem e do Mal convida para a estreia do espetáculo “Suspensão”, com texto de Lucas Arantes e direção de Mateus Barbassa, dia 14 de janeiro, no Teatro Satyros Um.  

Reconhecida companhia da cena teatral ribeirão-pretana, a Trupe Acima do Bem e do Mal, que faz sua primeira temporada em São Paulo, desenvolve seus trabalhos na vertente do teatro pós-dramático, utilizando-se das teorias de Hans-Thies Lehmann e de Bertolt Brecht. 

PRÓLOGO

Certo dia ELE, ELA e o AVÔ descobrem que estão sozinhos no mundo e que todas as formas de vida desapareceram. Os três gastam seis meses em uma busca incessante por alguém ou algo que explique o que ocorreu.

Os personagens não encontram ninguém por onde passam e o ato da procura deixa de fazer sentido. O que no começo era motivo de alegria, pois nada gastavam e tudo usufruíam, foi logo transformado em tédio, medo, neurose e desespero.

O ENREDO

Após a constatação de que todos os caminhos e todas as possibilidades foram extintas, resta apenas o tédio e uma certa dose de neurose individual que cada personagem desenvolve (ELE sai todos os dias em busca de vida lá fora; ELA expõe um comportamento obsessivo na tentativa de engravidar e repovoar a terra; e o AVÔ entra em um estado apatia em que nada o mobiliza).

Nesta mistura de sentimentos e desafetos, o AVÔ relembra uma época antiga, sem esperança, ouvindo no RÁDIO gravações de um discurso sobre a Teoria da Água e a origem da vida. Essa “teoria inventada” é um contraponto sobre a ciência e sua visão concreta para explicar a nossa origem, deixando de lado o mistério que nos cerca.

GREGÓRIO e SIDARTA evocam um delírio fantasioso sobre o suicídio. Seriam eles Deuses vestidos de mendigos? Messias? Representação do inconsciente em um mundo no qual a fragmentação substitui a subjetividade?

A MONTAGEM

“Suspensão” mostra esses personagens sem se preocupar em criar uma falsa empatia no espectador, pois o que interessa ao grupo nessa montagem é a possibilidade de se discutir metaforicamente a ausência do outro.

O que seria de nós sem a existência de outros que dão sentido à nossa vida?
É essa a pergunta fundamental do espetáculo.

“Suspensão” condensa sensações, delírios e sonhos em um espetáculo sobre a incoerência e ambivalência de nos entendermos uns aos outros. Por parecermos tão familiares, mas tão estranhos perante o nosso desejo e ao desejo do outro, acabamos sendo desconhecidos para nós mesmos.

Através da história de GREGÓRIO e SIDARTA, os dois personagens/espectros que simbolizam um momento de reflexão para o espectador, o grupo utiliza as técnicas do alemão Bertolt Brecht e seu efeito de desfamiliarização com o objetivo de desestabilizar a platéia de seu papel de meras “cobaias hipnotizadas”.

“Suspensão” ainda se utiliza das teorias de Hans-Thies Lehmann e desenrola o conflito entre a cena escrita literariamente e a cena teatral, além de fazer uso de uma trilha sonora que tem por meta ora comentar a ação ora causa um estranhamento no espectador.

Longe de ser um espetáculo palatável, “Suspensão” levanta questões, entre elas, o modo como nos comportamos como indivíduo, os mecanismos artísticos de que dispomos enquanto criadores e a forma de se fazer teatro atualmente.

MOTIVAÇÃO DO AUTOR 

“Na peça ‘Entre Quatro Paredes’, de Jean-Paul Sartre, as personagens são obrigadas a conviver. Em “Suspensão”, as personagens escolhem ficar juntas pois, sozinhas, enlouqueceriam.

Talvez a maior motivação para escrever este espetáculo tenha sido  discutir a importância do outro na nossa formação. Quando me refiro ao “outro” não falo somente sobre outra pessoa, mas sobre os  mecanismos simbólicos construídos pela sociedade como jornais, igrejas, trabalhos, livros, jogos, entre outros artifícios. Todos eles, que são uma espécie de pequenos rituais diários, nos mantêm vivos, distraídos e inseridos em um contexto simbólico e histórico.

É sempre através desse outro que podemos, talvez, chegar mais próximo de quem e do que somos nós.” (Lucas Arantes)

FICHA TÉCNICA

Texto: Lucas Arantes 

Direção: Mateus Barbassa

Com: Trupe Acima do Bem e do Mal/Ademir Esteves, Davi Tostes, Fernanda Lins, Lucas Chaves, Maria Angélica Braga

Voz Off: Antônio Carlos Coelho

Figurino: Malu Borges

 TRAJETÓRIA DO GRUPO 

A Trupe Acima do Bem e do Mal, fundada em 2004, é um grupo de teatro pós-dramático. A sede do grupo fica no Espaço Cultural A Coisa, em Ribeirão Preto. Atualmente, a Trupe Acima do Bem e do Mal é uma das companhias mais reconhecidas e respeitadas de Ribeirão Preto.

Principais Espetáculos

 2005 – “As Hienas ou A Fabulosa Jornada pelo País do Eterno Primeiro de Abril”, da obra “As Hienas”, de Bráulio Pedroso (Prêmios no Mapa Cultural Paulista de Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Texto, Melhor Trilha Sonora).

 2007 – Leitura dramática dos textos do poeta Manoel de Barros, no Sesc Ribeirão Preto. Leitura dramática de textos da escritora Clarice Lispector, no Sesc Ribeirão Preto. Leitura dramática do texto “Sagarana”, de Guimarães Rosa, no Sesc de Ribeirão Preto.

 2008 – “O Amor como a Palma da Mão”. Baseado na Obra de Yasunari Kawabata, apresentado no Sesc Ribeirão Preto.

 2008/2009 – Apresentações de work in progress de pesquisas do grupo na sede da companhia, no Espaço Cultural A Coisa, em Ribeirão Preto. Foram seis espetáculos com esta finalidade: “Ensaio sobre o Amor”, “Ensaio sobre a Moral”, “Ensaio sobre a Loucura”, “Ensaio sobre a Náusea e a Flor” e “Ensaio sobre a Inocência”, totalizando mais de 50 apresentações.

 2009 – “Suspensão”, texto de Lucas Arantes, apresentado no Sesc de Ribeirão Preto.

 Outras informações, entrevistas ou imagens com Lucas Arantes. Celular: 11 6443-4975. E-mail: arantes.lucas@hotmail.com   

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Written by lucasarantes

janeiro 3, 2010 às 3:12 am

Publicado em teatro

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2 Respostas

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  1. Lucas
    favor entrar em contato com o Guia da Folha (3224-3177). Não estamos conseguindo contato por telefone e precisamos confirmar os dados da peça.

    Joelma

    janeiro 6, 2010 at 5:17 pm

    • Já nos falamos.
      Obrigado pela divulgação Joelma.
      b-jus
      lucas

      lucasarantes

      janeiro 7, 2010 at 2:55 pm


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