lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

do blog ROTUNDA, de Mauro Mello

leave a comment »

O Avô, o rádio, a Teoria da Água e as certezas que criamos

por Mauro Mello
do blog de teatro ROTUNDA

Lucas Arantes partiu da seguinte ideia para escrever Suspensão, que entra em cartaz nesta quinta-feira (14/1) no Espaço dos Satyros Um: “Quando você anula a existência do outro, diz que assim é livre e pode ser feliz, mas eu quis mostrar que a ausência do outro faz a vida perder significado”. Por “outro”, Arantes não entende apenas uma pessoa, mas também os mecanismos simbólicos que a sociedade constrói, como igrejas, jogos, jornais, livros.

Dirigida por Mateus Barbassa, a peça constitui o cartão de visita da Trupe Acima do Bem e do Mal, de Ribeirão Preto (SP), na capital paulista. Ademir Esteves, Davi Foster, Fernanda Lins, Maria Angélica Braga e Barbassa integram o elenco de Suspensão, cujo prólogo conta com a voz gravada de Antônio Carlos Coelho.

Ela (Fernanda), Ele (Foster), o Avô (Esteves), Gregório (Barbassa) e Sidarta (Maria Angélica) são os personagens. “Eles sofrem de tédio e neurose pela ausência do outro e tentam se entender, o que não conseguem”, diz Arantes. Explica-se: Ela, Ele e o Avô percebem que estão sós no mundo. “Eles não são obrigados a ficar juntos, como em Entre Quatro Paredes, de (Jean-Paul) Sartre, mas escolhem permanecer juntos para tentar dar significado à vida.”

O desmoronamento dos três é iminente. “Eles tentam se divertir, mas não conseguem. Ela cozinha e quer ter um filho para repovoar a Terra. O Avô recorda o passado. Ele é manipulado pelos dois”, resume o autor. “Gregório e Sidarta estão em uma cena. Querem fundar o Movimento dos Fetos Suicidas, não querem nascer. É a aniquilação do antes e do depois.”

O Avô, no prólogo, ouve no rádio a Teoria da Água, engendrada por Arantes. “Bolei essa teoria, que é alucinatória e pela qual a água criou o homem para se locomover, como contraponto à ciência que explica tudo”, conta. O autor, então, evoca o poder da ficção a fim de se opor à contínua perda do mistério que enxerga no mundo atual. “Criamos certezas para poder viver.”

SUSPENSÃO. De Lucas Arantes. Direção de Mateus Barbassa. Com a Trupe Acima do Bem e do Mal. No Espaço dos Satyros Um. Praça Franklin Roosevelt, 214, São Paulo, SP. Fone (11) 3258-6345. Quintas-feiras, às 21h. R$ 20. Até 4/2.

Anúncios

Written by lucasarantes

janeiro 13, 2010 às 10:22 pm

Publicado em outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: