lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

Feira do Livro 2010 abre espaço ao teatro

leave a comment »

Teatro é o grande diferencial na programação da 10ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que começa em 10 de junho

Régis Martins

Nem só de Moacyr Scliar e Carlos Heitor Cony vive a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Na programação completa, divulgada pela Fundação Feira do Livro, há várias surpresas. Neste ano, o teatro ganha um espaço privilegiado. O “Seminário de Dramaturgia” é, com certeza, um dos grandes destaques do evento, que começa no dia 10 de junho.

Clique aqui para acessar o site da Feira do Livro e ver a programação completa do evento.

As palestras vão ser comandadas por alguns dos nomes mais relevantes do teatro paulista atual. Nada de medalhões de tempos áureos dos palcos nacionais, mas gente que põe a mão na massa em busca de novas linguagens e espaços.

O mais conhecido de todos é o dramaturgo paranaense Mário Bortoloto, fundador da cia. Cemitério dos Automóveis, nos anos 1990. Bortoloto, que ganhou destaque nas páginas policiais depois de ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio, chega no dia 19, juntamente com o curitibano Roberto Alvim, professor e dramaturgo, e o jovem autor Rodrigo Nogueira.

No mesmo dia, vão estar presentes a dramaturga e jornalista Marici Salomão, a jornalista Gabriela Melão e o dramaturgo Ivam Cabral.

Ivam foi um dos nomes responsáveis pela revitalização da Praça Roosevelt, hoje um ponto de efervescência das artes cênicas na capital. Fundador da companhia teatral Os Satyros, hoje Ivam comanda a Escola de Teatro de São Paulo.

Antes, no dia 18, participam do seminário o crítico Jefferson Dell Rios e o jornalista e dramaturgo Oswaldo Mendes, autor de uma biografia sobre Plínio Marcos.

Nossa Aldeia

Durante o seminário, vão ser apresentadas duas peças do jovem jornalista e dramaturgo ribeirão-pretano Lucas Arantes. “Suspensão”, no dia 18, com a Trupe Acima do Bem e do Mal, e “Ar Vazio”, com a Cia. Inerente, no dia 19 de junho.

“Este vai ser um grande diferencial na programação da Feira. São nomes que estão fazendo e acontecendo no teatro contemporâneo”, diz o diretor da Trupe Acima do Bem e do Mal, Mateus Barbassa.

“E ainda apresentar duas peças de um dramaturgo em começo de carreira aqui da cidade é muito interessante para o teatro de Ribeirão”, acredita o diretor.

Mais teatro

Um outro projeto que estreia nesta edição da Feira também inova ao unir dramaturgia e literatura. “Nossa Aldeia”, organizado pelo ator Paulo Betti, traz para Ribeirão atores de renome nacional que vão interpretar textos locais em leituras que vão ser feitas no Theatro Pedro II.

 Montagem

 Logo no início da manhã desta quarta-feira (26), 30 funcionários da empresa contratada para montar a estrutura da Feira do Livro 2010 já estavam na praça XV de Novembro, na região Central da cidade, para iniciar a montagem do evento.

O primeiro local que receberá as instalações será a esplanada do Theatro Pedro II e, em seguida, a praça XV. No dia 31 de maio, serão iniciadas as obras na praça Carlos Gomes e, somente no dia 3 de junho, na rua Visconde de Inhaúma, quando a via será interditada para o trânsito de veículos até o final da Feira.

 Fonte: Jornal A Cidade,  26 de Maio de 2010

Anúncios

Written by lucasarantes

junho 2, 2010 às 2:24 am

Publicado em teatro

Tagged with

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: