lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

Policarpo Quaresma, de Antunes Filho

leave a comment »

“Tratemos o teatro como um recinto de diversão”. A frase, que não é de Antunes Filho, mas de Brecht, caberia bem ao se falar sobre o espetáculo Policarpo Quaresma, dirigido por Antunes, que faz do palco do Sesc Consolação um momento incandescente e explosivo para o teatro brasileiro, que está vivo, em movimento, e sem perder a pose. E os seus atores, entrosados como jogadores de futebol.

Quaresma é um personagem que critica o Brasil de forma ingênua e agressiva. Resumidamente, é como se hoje alguém se revoltasse, não com armas, mas por moral, a não consumir Ipod, carro importando, Yakisoba, pizza, Papai Noel, Coca-Cola, etc, ou qualquer outro produto que não fosse genuinamente brasileiro, além de defender a língua Tupi como a língua oficial do Brasil, pois é a língua que mais explica a realidade dessa terra e que foi criada justamente para esse ambiente.  Você colocaria o seu filho numa Escola Tupi ou numa Escola de Inglês?

Difícil, não? Quase uma piada e, ao mesmo tempo, uma tristeza por sabermos que, para o bem ou para o mal, o brasileiro não tem uma identidade com o passado e continuará a olhar para fora do país ao invés de dirigir o olhar interno, pois não é aqui onde estão os holofotes, mas lá, um pouco mais longe que aqui.

Se o próprio Antunes reclama que os críticos andam dizendo que ele anda se repetindo em seus trabalhos, nesse último, não poderia ser diferente. Eu, por sorte, não sofro do defeito da lembrança, talvez por ter 24 anos e ter presenteado pouco mais de cinco montagens dele nos últimos seis anos que o acompanho (e o teatro in/felizmente só vive ao vivo). Acho que este espetáculo, Policarpo Quaresma, dialoga muito bem com o meu tempo: o tempo da massificação e homogeneização das culturas.

Ao final, Policarpo entra ingênuo e apaixonado no exército nacional, junto com um bando de “nacionalistas” que dizem lutar em prol do desenvolvimento do país, assim como os “nacionalistas” de hoje já saíram da gaveta para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo de 2010.

Anúncios

Written by lucasarantes

junho 15, 2010 às 4:49 am

Publicado em teatro

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: