lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

a última tempestade

leave a comment »

Peter Greenaway mistura cinema, teatro e artes plásticas em “A Última Tempestade” (1992), uma adaptação singular da obra de William Shakespeare. Por vezes, o excesso e o hipnotismo de imagens lembram uma apresentação do Cirque du Soleil, mas o excesso mostra justamente o lado onírico desse grande sonho e (talvez) multiplica a intenção do cineasta de mergulhar nesse estranho mundo. Aliás, a célebre frase “somos da mesma substância da qual são feitos os sonhos, e nossa vida está rodeada por um dormir”, é desta obra.

O deslocamento do espectador que assiste a narrativa acontece em um momento muito interessante, como se o cineasta dialogasse conosco, conversando, ao mesmo tempo, com o próprio autor do texto, que habita a mente da personagem, que, por último, diz: “seu encantamento é tão forte neles, que se você os visse agora, vossa pessoa ficaria comovida”.

E é a mais pura verdade.

Assombroso a obra de arte que ultrapassa tudo e sobrevive ao seu autor. Nós, daqui a poucas décadas, estaremos esquecidos quase que pra sempre?

TRECHOS:

“Meu ânimo, como num sonho, está amarrado. A morte do meu pai, a fraqueza que eu sinto, o naufrágio de meus amigos, e as ameaças que agora me submete, não serão um fardo para mim, desde que eu possa contemplar da minha cela, uma vez por dia, esta donzela. Deixa a liberdade fazer uso disso em outros lugares do mundo, pois tenho espaço bastante em minha prisão”

“Gostaria de fechar os olhos e com eles os meus pensamentos”

“O mar ri da nossa fuga frustante em terra”

“Apenas resta a vocês o pesar. E uma vida reta”

“Que a música solene, o melhor alívio para uma mente alterada, cure seus cérebros, agora inúteis, cozidos dentro de um crânio”

“Que a palavra te leve, por ter ensinado a sua língua”

Written by lucasarantes

agosto 25, 2010 às 12:29 am

Publicado em cinema

Tagged with ,

Deixe um comentário

