lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

juventude, de Domingos de Oliveira

leave a comment »

Acabou de passar no Canal Brasil “Juventude” (2008), de Domingos de Oliveira, um filme teatral que lembra muito a estrutura dramática de Nelson Rodrigues. O filme é uma ode a infância, pois, em momentos, o comportamente das personagens lembra  os de crianças brincando sem pecado “de ser” grande no jardim, mas é também uma ode a velhice, de pessoas que sobreviveram a muitos ideias e, por isso, se lamentam de terem vivenciado tantas falências e fracassos de uma geração inteira.

O filme “Juventude” já nasceu como um clássico, principalmente porque aponta para um futuro de pessoas de hoje que, daqui uns 40 anos, poderão ser as personagens do filme, se lamentando por não terem seguido os seus reais principios para seguir vivendo o sonho de construir algo que de frutos numa nação tão estéril quanto a nossa brasileira.

A autobiografia desses amigos/artistas é a de uma geração “ditadura”, que criou os seus filhos dizendo que “a gente tentou, mas o inimigo é muito difícil, vamos com ele, que estamos todos no mesmo barco”, tem, no fim, um fundo de esperança: “há quanto tempo eu não via o sol nascer. Vou fazer isso todos os dias. Há quanto tempo…”, finalizando a trama para dizer que a única esperança da raça humana é esperar o tempo queimar a nossa história para lugar nenhum.

Anúncios

Written by lucasarantes

setembro 5, 2010 às 3:36 pm

Publicado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: