lucas arantes

http://www.myspace.com/lucasarantes

3 filmes na 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

leave a comment »

Fui hoje na 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo assistir ao filme “Air Doll”, de Kode-Eda Hirokazu, do mesmo diretor de “Depois da Vida” – que é um belíssimo filme sobre” o lado de lá”, ou o “depois daqui”.

Em “Air Doll”, uma boneca inflável (da versão mais barata) ganha vida e começa a descobrir o mundo como uma criança. Em seguida, passa por problemas existências, se relaciona com as pessoas, arruma um emprego numa vídeo locadora etc, etc.

 O filme é uma mistura de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, a lenda do “Pinocchio”, e uma pincelada de “O Brinquedo Assassino”. Só que tudo isso não deu uma mistura muito certa.

O filme, ao tentar falar sobre a falta de sentimento no mundo e a artificialidade do mesmo, parece cair na própria armadilha sendo tão artificial quanto o objeto em que busca tratar. Talvez, dentro da cultura em que o filme foi realizado, as questões tratadas na tela (como a anulação do desejo feminino frente ao desejo masculino) devem ser ousadas.

Só que “Air Doll” lembra muito um filme brasileiro chamado “Do Começo ao Fim”, de Aluizio Abranches, que trata do relacionamento de dois irmãos que se apaixonam. Falo que “lembra”, pois em ambos os casos, a ideia central do filme é excelente, mas o que é mostrado na tela é muito superficial em relação às complexas temáticas em que ambos se propõem tratar.

*

Sorte que ontem (quarta-feira) eu tive mais sorte na mostra e, perdendo um filme que tinha programado de ver, acabei vendo o documentário “Na Casa de Meu Pai Há Para Todos”, de Hajo Schomerus. Neste filme, a artificialidade do mundo é tratada com maturidade.  

*

Outro achado foi o filme “Ex Isto”, de Cao Guimarães, que é um não filme sobre um não livro (Catatau), de Paulo Leminski.

Anúncios

Written by lucasarantes

outubro 29, 2010 às 3:32 am

Publicado em cinema

Tagged with , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: